O Transtorno Afetivo Bipolar envolve muito além de rápidos episódios de mal humor provocadas por situações do dia a dia. O paciente diagnosticado com a doença experimenta intensas e duradouras oscilações de humor que vão da mania (estado eufórico e exaltado) à depressão, que ocorrem sem motivos aparentes e interferem na personalidade, no emocional, padrão sono, disposição e relações pessoais dos afetados.
– Nos episódios de mania, os pacientes sentem profunda alegria, energia/disposição intensa e impulsividade. Acabam se envolvendo em atividades compulsivas ou que despertem adrenalina, fugindo do padrão de comportamento normal. Estão presentes também alterações no sono, com a falta de necessidade de descanso; o desenvolvimento de uma fala rápida descontínua por conta da velocidade dos pensamentos; ou sinais de agressividade.
– Já nos episódios de depressão, o paciente não tem energia e disposição para as atividades diárias, perdendo o interesse até nas atividades que antes lhe davam prazer. É comum deixar de frequentar eventos sociais e perder a vontade de interagir com outras pessoas; chegando a desenvolver sentimento de culpa, inutilidade, ou sentir-se um fardo para os outros. Nesses quadros pode também apresentar problemas de memória, dores pelo corpo e desenvolvimento de tendências suicidas.